TCC Turismo e Esportes Radicais
RESUMO
O presente estudo embasou-se no 15º capítulo da Agenda 21 do Município de Joinville/SC, que trata da “Educação Ambiental”. A aplicação da pesquisa resultou na implantação da “Agenda 21 Escolar” (A21E) na Escola de Educação Básica “Olavo Bilac”, na comunidade de Pirabeiraba (Joinville). Para a implantação do estudo, utilizou-se de quatro metodologias distintas (incluídas as noções teóricas, experiências e os conhecimentos didático-pedagógico), sendo duas nacionais e duas internacionais. O reforço teórico se deu por meio de três princípios básicos (educação, meio ambiente e saúde), considerando-se que a aplicação desses princípios possibilitou resultados positivos e melhorias na escola. Durante o processo de implantação da A21E os alunos indicaram os impactos negativos ambientais que encontravam e a direção responsabilizou-se em minimizar esses pontos. Visou-se melhores condições de estudo, trabalho, permanência e lazer.
Palavras chave: Agenda 21 Escolar, Educação, Meio Ambiente, Saúde.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Esse capítulo demonstra a relevância dos embasamentos teóricos, pelos quais essa pesquisa se fundamentou, através de livros, artigos e revistas científicas de diversos assuntos relacionados à área.
2.1 Administração de serviços
Segundo Kotler (2000, p. 448), serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto.
Trata-se de oferecer satisfação sem que haja um produto físico em troca do esforço financeiro investido. Procura-se oferecer um serviço de boa qualidade que agregue valor, conquiste e garanta fidelidade do cliente e traga retorno ao prestador.
Conforme Fitzsimmons (2010, p. 26), a maior parte dos experts nessa