tcc trabalho de conclusão de curso
LAYOUT DE PRAÇAS DE PEDÁGIO
Bruno Santana de Faria, Eng.
Vânia Barcellos Gouvêa Campos, D.Sc.
Mestrado em Engenharia de Transportes
Instituto Militar de Engenharia
RESUMO
Diversos fatores influenciam a operação de uma praça de pedágio e devem ser observados em seu dimensionamento. Dentre estes fatores, destacam-se a composição do tráfego, as características geométricas da praça, o número de cabines em operação e a taxa de atendimento dos arrecadadores nas cabines manuais. O conhecimento da influência destes fatores na capacidade de processamento da praça e, conseqüentemente, no atendimento ao usuário, é importante para se alcançar um nível de serviço desejável. Para tanto, este trabalho tem por objetivo desenvolver um procedimento e, posteriormente, um protótipo computacional, para analisar o layout de uma praça de pedágio que atenda a um nível de serviço previamente estabelecido.
ABSTRACT
Several factors impact the operation of a toll plaza, and they must be observed at its dimensioning process.
Among these factors, traffic composition, geometric attributes of the plaza, amount of toll booths in operation, and service ratio at manual booths can be highlighted. The understanding of these factors’ impact at the processing capacity of the toll plaza and, subsequently, at the patron’s service, is essential to achieve a desired level of service. Aiming at this achievement, this work has the objective of developing a procedure and, later, a computer prototype, to analyze the layout of a toll plaza which satisfies a previously established level of service.
1. INTRODUÇÃO
A falta de recursos do governo para investimentos em infra-estrutura de transportes tem levado a uma situação em que a única possibilidade de se promover investimentos em longo prazo em rodovias é concedendo o direito de exploração à iniciativa privada (SCHMITZ,
2001). Nessa concessão, onde estão incluídos os serviços de recuperação,