Tcc tirf

591 palavras 3 páginas
TIR Taixa Interna de Rentabilidade
A TIR ou a taxa interna de rentabilidade é outro indicador muito importante para avaliar a viabilidade de um projecto. Imaginemos que um investidor decide investir num novo negócio na Internet; um dos factores mais importantes para esse investidor seria o de saber qual o retorno do seu investimento. Se assumirmos, por exemplo, que o investidor consegue facilmente 5% de retorno num investimento sem riscos num depósito a prazo e cerca de 9% com algum risco num investimento em acções, a taxa interna de rentabilidade esperada do investimento do seu negócio na Internet teria de ser superior a estes valores para ele ponderar investir no projecto.É este o tipo de informação que a TIR nos dá: se for positiva, isso diz-nos que a rentabilidade do projecto que estamos a avaliar é superior à de outros investimentos sem risco. E assim temos então um cenário favorável para avançar; caso contrário, devemos ponderar bem a nossa decisão, pois a rentabilidade não é promissora.
A TIR também nos revela como o negócio se está a sair em termos financeiros. Afinal de contas, se o empresário decidiu investir no tal projecto na Internet, ele vai querer saber mais tarde se o investimento que realizou está a produzir resultados favoráveis. Uma TIR baixa revela que há qualquer coisa que ele tem de mudar para aumentar o retorno do seu investimento, ou que existem investimentos alternativos melhores.
Quando analisamos projectos de investimento, devemos então definir o valor da TIR que viabiliza o projecto. Muitas empresas utilizam valores que rondam os 15%, pois consideram que este número inclui o custo médio ponderado dos capitais investidos, acrescido de uma taxa de retorno adicional para suportar o risco do projecto. Ao fazerem o estudo de avaliação de projectos, estas empresas só avançam se a Tir for pelo menos de 15%.

O payback

O payback determina o valor que a empresa tem de vender para não ter perdas e, no mínimo, cobrir todos os custos. Por

Relacionados

  • Segurança da Informação
    20856 palavras | 84 páginas