tcc sobre produção
Os planos que servirão de guia na execução e no controle da produção são comandados pelo órgão auxiliar denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP), que dita normas a linha de produção, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo.
Verificando o organograma, pode-se entender melhor a localização da produção na estrutura organizacional da empresa. Qualquer indústria pode dispor dessa estrutura. Vale ressaltar, contudo, que mesmo empresas semelhantes podem ter estruturas diferenciadas; depende de como cada uma está organizada.
O organograma destaca a área industrial, comandada por um diretor, estando a ele subordinado o setor de produção e suas unidades de apoio, como manutenção, controle de qualidade, setor de métodos e desenvolvimento, planejamento e controle de produção (PCP), custos, relações industriais e suprimentos. Todos têm sua importância e uma função específica.
O PCP decorre da utilização eficiente dos meios de produção, através dos quais se atingem objetivos planejados, nos prazos determinados.
O planejamento realizado por este ambiente estará concluído quando forem respondidas as seguintes indagações:
O que produzir? determinando o produto a ser feito
Quanto produzir? quantificando a produção
Com que produzir? definindo o material a ser usado
Com produzir? determinando o processo (modo de fazer)
Onde produzir? especificando equipamentos
Com quem produzir? quantificando mão-de-obra
Quando produzir? estipulando prazo de execução Esses itens, quando antecedem as ações, formam um plano, compondo a fase de planejamento e direcionam o comportamento da indústria.
O PCP, no planejamento, deve obedecer a uma seqüência para obtenção de suas metas. As etapas a serem seguidas são:
1.
Receber previsão de vendas da