TCC Sindrome do panico
Esse projeto irá trabalhar com um assunto comum entre muitos, porém quando nos deparamos frente a frente com ele, ficamos sem saber qual a melhor forma de agir; trabalharemos com o setor de Recursos Humanos e a sua influência sobre a Síndrome do Pânico no ambiente de trabalho. Iniciaremos falando sobre a Síndrome do Pânico citando alguns autores e suas opiniões sobre definição, sintomas, causas, tratamento e prevenção, dando assim uma visão clara do que é a doença. Logo após entraremos no RH especifico e quais são as principais hipóteses existentes para lidar com um colaborador com tal doença.
Como primeiro autor, vale a pena citar Talbott et al (1992, p. 156-158), em seu livro Tratado de psiquiatria disse que síndrome do pânico é caracterizado por períodos de ataques que podem surgir em qualquer momento do seu dia-a-dia, onde apresentarão e experimentarão o início súbito de medo, terror, apreensão e uma sensação de morte iminente. Páginas depois o autor deixou claro em um outro trecho que:
Para se definir como um ataque do pânico é preciso pelo menos quatro dos seguintes sintomas: tontura, sensação de insegurança, ou desmaio; palpitações ou freqüência cardíaca acelerada (taquicardia); tremor, calafrios; sudorese; sufocação; náuseas ou dor abdominal; despersonalização; rubor; dor ou desconforto torácico; medo de morrer; medo de ficar louco ou de fazer alguma coisa descontrolada (TALBOTT, 1992, p. 193).
Essa doença anda ganhando destaque em pesquisas já que novos casos surgem em diversos campos de trabalho, por ser uma síndrome característica de pessoas perfeccionistas, extremamente produtivas a nível profissional, principalmente no que se refere à carga excessiva de trabalho, ocasionando momentos estressantes.
1.1 Tema e Problema
Como tema desta pesquisa, trabalharemos com o setor de Recursos Humanos e a sua influência sobre a Síndrome do Pânico no ambiente de trabalho. Tal tema foi selecionado após detectarmos uma grande dificuldade