Tcc santa rita
Nome:
Ano: 3º E.M.
Professor: Júnior
Nome:
Ano: 3º E.M.
Professor: Júnior
São Paulo
2013
Sumário 1 Introdução 3 2 Ciclo do Fósforo 4 3 Deficiência de Fósforo nos Humanos 5 4 Excessos de Fósforo nos Humanos 6 5 Fonte de Fósforo na Alimentação 6 6 Conclusão 7 7 Bibliografia 8
Introdução
Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos e o meio ambiente. Entre os principais ciclos destacam-se: o do átomo de carbono, do nitrogênio, do fósforo, do oxigênio, do hidrogênio e o da molécula de água.
Esse trabalho falará sobre o ciclo do fósforo, um ciclo tipicamente sedimentar. O fósforo é liberado dos reservatórios, por erosão natural e filtração, e através da mineração e do uso como adubo pelo homem.
Ciclo do Fósforo
O fósforo é um elemento químico de símbolo P, pertencente ao grupo 15 (ou 5A), não metal, extremamente reativo e, por isso, não é encontrado em seu estado ativo. O fósforo está entre os principais elementos químicos que constituem os seres vivos, seus átomos fazem parte, por exemplo, da composição de ossos e dentes e de importantes moléculas, tais como as de ATP, DNA, RNA e enzimas.
De todos os ciclos biogeoquímicos, o ciclo do fósforo está entre os mais simples, primeiro porque são raros os gases que possuem fósforo em suas moléculas; depois porque o único composto de fato importante aos seres vivos é o íon fosfato PO43-. Trata-se, portanto, de um ciclo caracteristicamente sedimentar e não atmosférico, como os ciclos do nitrogênio, carbono e oxigênio, por exemplo.
O principal reservatório do íon fosfato na natureza são as rochas, onde permanece por um longo tempo. Com o passar dos anos, as rochas sofrem uma degradação e são transformados em solo por meio de um conjunto de fenômenos físicos e químicos denominados intemperismo, e, assim, o íon fosfato é liberado, voltando ao ecossistema. Por ser um composto solúvel, esse