TCC Sab O E Detergente
FACULDADE
1
HOMENAGEM AOS PROFESSORES:
NOSSOS AGRADECIMENTOS A TODOS OS NOSSOS
PROFESSORES, OS QUAIS, SE DEDICARAM A NÓS,
SE ESFORÇANDO, PARA QUE NÓS CONSEGUISEMOS DESENVOLVER NOSSOS CONHECIMENTOS, E
ELEVAR NOSSA EDUCAÇÃO, TUDO ISSO COM MUITA
DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA, FUNÇÃO ESTA, MUITO
DIFÍCIL, PORÉM MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO
DESENVOLVIMENTO, E TAMBÉM PARA SOCIEDADE
COMO UM TODO.
COM CERTEZA LEVAREMOS DENTRO DE NÓS, UM
POUCO DE CADA UM DE NOSSOS PROFESSORES O
RESTO DE NOSSAS VIDAS.
2
3
O sabão ou sabonete é um produto que é utilizado para a higiene pessoal e para lavar determinados objetos, inclusive utilizado para decorar banheiros. É encontrado em pastilhas, em pó ou em cremes. Em sentido restrito, existe uma grande diferença entre sabão, detergente.
Existe também o sabão de lavanderia, usado para lavar roupas.
O sabão geralmente é o resultado da reação química entre uma base ( geralmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio e algum ácido graxo). Esta reação é denominada saponificação. O ácido graxo pode ser por exemplo: banha de porco, óleos, azeite de côco, etc. O sabão ou sabonete é solúvel em água e, por suas propriedades detergentes , é usado para a limpeza geral.
4
Sabão para uso de limpeza pesada:
5
Sabonete para uso Corporal
6
Detergente para uso geral:
7
DADOS HISTÓRICOS
Um dia, os Romanos perceberam que, quando a gordura do animal escorria até as cinzas da madeira queimada, formava-se uma pasta ótima para lavar roupas. Era o sabão.
Mas como age o sabão no processo de limpeza?
O sábio Romano Plínio
8
As referências mais antigas aos sabões remontam ao início da Era cristã. O sábio romano Plínio (foto ao acima) o Velho (Gaius Plinius
Secundus, 23 ou 24-79 d.C), autor da célebre História Natural, menciona a preparação do sabão a partir do cozimento do sebo de carneiro com cinzas de madeira. De acordo com sua descrição, o procedimento envolve o tratamento repetido da pasta resultante com sal, até o produto final.