TCC Protetor solar
O cerne do trabalho está na formulação e desenvolvimento de uma Emulsão protetora solar FPS 30 com resistência a água. Cada fase dessa formulação e desenvolvimento encontra-se pormenorizada no presente trabalho.
Apresentando passo a passo desde as funções das matérias-primas, processo produtivo e equipamentos utilizados.
Palavras-chaves: Filtro solar, Protetor solar, fotoproteção
OBJETIVO
Este trabalho tem o objetivo de relatar a produção de um filtro solar waterproof FPS 30 mostrando todo seu processo de formulação e desenvolvimento galênico.
O Brasil tem grande parte de sua superfície demográfica localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Equador. Esta área recebe com maior intensidade os raios solares por estar mais próxima ao sol. Os raios solares, nesta região, incidem em um ângulo mais perpendicular, tornando o Brasil o país com maior área intertropical e um dos mais ensolarados do planeta. Este fato é um dos principais responsáveis pelo aumento do número de pessoas com câncer de pele no país.
Visando esse mercado em expansão o projeto tem como objetivo desenvolver e produzir um protetor solar na forma de creme, com Fator de Proteção Solar 30, que apresente resistência a água (Waterproof).
O produto apresenta-se na forma de uma loção com formulação hipoalergênica, não comedogênica, livre de parabenos (parabeno free) e propilenoglicol, podendo ser usado em todos os tipos de pele.
LISTA DE ABREVIATURAS
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
AU – Unidade de Absorbância
CLAE – Cromatografia Líquida de Alta Eficiência
DEM – Dose Eritematógena Mínima
EROs – Espécies de oxigênio reativo
FDA – Food and Drug Administration
FPS – Fator de Proteção Solar
GMP – do inglês, Good Manufaturing Pratices
HPLC –