Tcc progressão continuada
Églis Edanieli Correa do Rosario da Silva RA 910109624
Progressão Continuada
SÃO PAULO/ 2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Progressão Continuada
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Nove de Julho, sob orientação da professora Andréa dos Santos Oliveira, como requisito parcial para conclusão do curso de Pedagogia.
Curso Pedagogia
SÃO PAULO/2012
Sumário
Introdução 05
Justificativa 06
Problematização 07
Objetivos Gerais 08
Objetivos Específicos 08
Hipótese 09
Metodologia 10
Referencial Teórico 11 á 14
Referencias Bibliográficas 15
Progressão continuada: Analfabeto funcional
Introdução
Este estudo não tem pretensão de exaurir a questão, mas de fazer apontamentos relevantes e controversas que possam aguçar os estudiosos e interessados sobre o tema. A progressão continuada tinha a finalidade de ampliar as possibilidades e avanço daquilo que se diz respeito à aprendizagem de qualidade.
No ano de 1988, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE adotou o regime da Progressão Continuada no ensino Fundamental com o objetivo de assegurar a permanência, com sucesso, das crianças na escola.
Porem não é o que vemos atualmente, não são esses fatos que estão sendo encontrados. Hoje temos uma geração de crianças e adultos com um índice de analfabetismo muito grande. Uma geração que não se impõe parente aquilo e lhe é imposto por uma sociedade.
Mediante a essa polêmica é necessário observarmos e discutirmos a função do professor, suas possibilidades e dificuldades para a aplicação desse novo programa de ensino.
Através desse estudo poderemos identificar os reais problemas do regime adotado pela Secretaria do Estado de São Paulo, o regime da progressão continuada, e assim encontrar as possíveis soluções para sanar o problema.
Justificativa
Importante dizer, que a escola, como órgão responsável pela aprendizagem, não está preparada para o desafio do sistema da