Tcc processo de produção do papel
O processo Kraft é um processo alcalino responsável pela maior parte da polpa que se fabrica nos dias de hoje (Shereve e Brink Jr., 1997).
A produção de celulose pelo método Kraft (forte, em alemão) é o dominante no Brasil e no mundo em geral pelo fato de gerar poucos resíduos além de que o licor negro, principal subproduto do processo, pode ser totalmente reaproveitado, o que torna este processo ecologicamente correto (COSTA apud Fávero e Maitan, s/d).
Historicamente, o processo Soda foi o primeiro utilizado, em 1854. No ano de 1884 foi criado o processo Kraft, utilizado comercialmente, pela primeira vez em 1885 na Suécia, tomando impulso a partir de 1930 e predominado no mercado até os dias atuais (SOSA, 2007 apud Fávero e Maitan, s/d). Neste trabalho, entre outros processos, a ênfase será no processo de produção pelo método Kraft que é o mais utilizado pelas indústrias de celulose, conheceremos os tipos de processamento do papel, a produção no Brasil e também conheceremos um pouco sobre a produção de papel e o meio ambiente.
1. HISTÓRIA DO PAPEL
Figura 1- Papel http://www.google.com.br/imgres?q=papel&hl=ptBR&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=eUB0vEBZ-TC1lM:&imgrefurl=http://ondevaiopensamento.blogspot.com/2011/03/do-papiro-ao-papel.html&docid=up5mMNE_1OTYdM Desde os primórdios da humanidade que o Homem desenha as suas memórias visuais. São exemplo destas memórias as cenas de caça encontradas nas paredes das cavernas onde o homem primitivo se abrigava.
Antes do fabrico do papel, muitos povos utilizaram formas curiosas de se expressarem através da escrita. Na Índia, usavam-se folhas de palmeiras, os esquimós utilizavam ossos de baleia e dentes de foca, na China os livros eram feitos com conchas e carapaças de tartaruga e posteriormente em bambu e seda.
Entre outros povos era comum o uso da pedra, do barro e até mesmo da casca das árvores. Os Maias, por exemplo, guardavam os seus conhecimentos em matemática,