TCC plano de negocio
A criação de negócios é uma das causas da prosperidade das nações. Com ela, inova-se, geram-se oportunidades, empregos e riquezas. A existência de indivíduos dispostos aos riscos de empreender é um dos pilares do desenvolvimento econômico.
O Brasil, segundo o SEBRAE/PR, ocupa hoje o terceiro lugar no ranking mundial dos países que possuem o maior número de jovens empreendedores. São 3,82 milhões de pessoas, na faixa etária de 18 a 24 anos, comandando seus próprios negócios. O País perde apenas para o Irã e a Jamaica, de acordo com a última Pesquisa GEM (Global Entrepeneurship Monitor), divulgada este ano e que traz estatísticas sobre o empreendedorismo em 43 países.
Seguindo essa tendência nacional, os jovens paranaenses também buscam cada dia mais o empreendedorismo. Não há estatísticas estaduais, mas sabe-se que o Paraná contabiliza boa parte dos 15% dos jovens brasileiros que hoje apostam num negócio próprio. “O número de faculdades e universidades e a própria situação econômica do Estado contribuem para isso”, avalia Emerson Cechin, coordenador estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR. O acesso à educação e a formação em nível acadêmico, importante para a gestão de um negócio, são também fatores que apontam para uma nova realidade: os jovens vêm se tornando cada vez mais empreendedor e por oportunidade do que por necessidade, como acontecia anos atrás. De acordo com Cechin,hoje de cada três negócios que surgem no País, dois acontecem por circunstâncias adequadas e favoráveis.
Mais qualificados, os jovens empreendedores ajudam a aumentar as taxas de sobrevivência das empresas brasileiras. Cechin calcula que de todos os empreendimentos que surgem no País, 75% conseguem ultrapassar os dois primeiros anos de vida, considerados cruciais para o sucesso do negócio.
Quanto mais preparados estiverem os empreendedores, mais sustentáveis serão seus negócios.
Diante deste cenário, o Plano de Negócios torna-se peça fundamental para o sucesso do novo