Tcc pedagogia
O papel da escola na inclusão da Síndrome de Down na sociedade.
FAMEC
SÃO PAULO – 2010
Patrícia Cavalcante Lima Pitanga e Silvia Regina Camilo Mota
O papel da escola na inclusão da Síndrome de Down na sociedade.
Trabalho de conclusão de curso apresentado à disciplina Método e Técnicas de pesquisa em educação como requisito parcial para obtenção de nota sob orientação da Professora MS. Nilza Isaac de Macedo.
INTRODUÇÃO
Através desde trabalho, pretendemos discutir sobre o papel da escola na inclusão da Síndrome de Down na sociedade. Muito se tem discutido sobre a inclusão. Nesses últimos anos do século XXI vários pesquisas têm contribuído na compreensão da inclusão. A inclusão das pessoas com Síndrome de Down já não é “assustadora” para a escola, porém entendemos que é preciso fazer discussão sobre o papel da escola na inclusão, pois a mesma não pode apenas incluir. Ou melhor, não basta a inclusão. Como fazer então? Como a escola se vê como protagonista na inclusão dessas pessoas na sociedade e não apenas na sala de aula?
CAPITULO I
MEMORIAL
CAPITULO II
O QUE É A SÍNDROME DE DOWN?
Para pesquisarmos sobre o papel da escola na inclusão da Síndrome de Down na sociedade precisamos antes apresentar o que é a Síndrome de Down.
A Síndrome de Down (S.D.) é uma anomalia cromossômica, também chamada de Trissomia do 21, por causa do excesso de material genético do cromossomo 21, que ao invés de apresentar dois cromossomos 21 o portador da S.D. possui três cromossomos. É um distúrbio genético causado durante a formação do feto, e é uma das anomalias genéticas mais conhecidas, responsável por 15% dos portadores de deficiência mental que freqüentam