Tcc pedagogia
ROSENI GOMES MACHADO
O PAPEL DO BRINCAR NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS
CURITIBA
2009
Identificação: Roseni Gomes Machado RU Telessala 02 Tutora local: Rita de Cassia Osório Rosa Granelli Estado: Paraná
Tema: O papel do brincar nas creches e pré-escolas
Problema: A presença de jogos e brincadeiras nas creches e pré-escolas que trabalham com a educação infantil é mesmo essencial para o desenvolvimento integral dos alunos como um ser social, desenvolvendo aspectos físicos, intelectuais, morais e psicológicos?
Objetivos:
• Objetivo Geral: Demonstrar como a presença de jogos e brincadeiras nas creches e pré-escolas pode auxiliar no desenvolvimento integral do aluno, facilitando seu processo de aprendizagem e ajudando no seu desenvolvimento de forma integral.
• Objetivos Específicos
Apresentar propostas de atuação dos profissionais que atuam em creches e pré-escolas a respeito dos jogos e brincadeiras como facilitar do processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Dar subsídio aos professores de educação infantil a respeito do lúdico e de como este pode ser utilizado em sala de aula.
Oferecer aos professores sugestões de atividades lúdicas que podem ser trabalhadas na educação infantil.
Demonstrar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil.
Justificativa:
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso