Tcc - mortalidade parte 1
O câncer é um dos principais problemas de saúde no mundo. Este é responsável por 13% das causas de óbito. “Mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da doença.” (International Union Against Cancer - UICC). Em 2004, o Brasil registrou 141 mil mortes causadas por meio da doença. A explicação para este fato esta relacionada aos atuais padrões de vida – trabalho, nutrição, exposição a fatores de risco cancerígenos e consumo em geral – resultantes de um processo de industrialização mais atuante.
No país, na faixa etária de 1 a 18 anos, correspondeu à quarta e quinta causas de morte para o sexo masculino e feminino, respectivamente. As principais causas de morte pelos diferentes tipos de câncer são dadas pelos gráficos abaixo:
(2001-2002)
(2001-2002)
Para as regiões norte e nordeste, a doença ocupa o quinto lugar da causa de morte no país, entre jovens de 1 a 18 anos. No centro-oeste, sul e sudeste permanecem em segundo lugar,
Uma das principais causas de óbito pelo câncer é gerada através da leucemia. As taxas de mortalidade para a leucemia, no Brasil e nas regiões, entre 1979 e 2005, podem ser vistas na tabela a seguir:
(1979-2005)
Ao analisar a tabela e o gráfico, percebe-se que a doença atinge principalmente, os adolescentes com 15 a 18 anos, sendo estes a maioria do sexo masculino.
Outra causa de morte através do câncer é o tumor maligno no sistema central (SNC).
Para esta, as menores taxas são encontradas na região morte. O centro-oeste, a maior.
A doença, em geral, atinge principalmente, os adolescentes com 15 a 18 anos, sendo estes a maioria do sexo masculino, e as regiões que menos tem acesso à saúde pública - tais como norte e centro oeste. Contudo, houve certo declínio nas taxas de mortalidade infantil no Brasil, geradas pelos diversos tipos de câncer, entre a década de 70 ate os dias atuais.
Assim, o país será capaz de cumprir uma das mais importantes Metas do