Tcc - ludico na educação infantil
FERNANDA CALIXTO DE LIMA
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
FAXINAL
2010
1. “O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa.” (ALMEIDA, M. T. P, 2000).
O presente tema escolhido busca abordar e refletir sobre a realidade atual de nossas crianças, de como as atividades lúdicas podem ser exploradas pelos professores. A atual perspectiva da aquisição e do desenvolvimento da criança com relação ao lúdico exigirá do educador uma capacitação adequada de forma que os professores saibam distinguir as fases de desenvolvimento da criança para que assim possam saber quais são suas necessidades, a fim de proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil integralmente.
A Educação Infantil na legislação brasileira: Lei de Diretrizes e Bases
Art. 29 – A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Art. 30 – A educação infantil será oferecida em:
I – Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II– Pré-escolas para as crianças de quatro a seis anos de idade. Art. 31 – Na educação infantil a avaliação se fará mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
2 As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
1- Educar e cuidar de crianças de zero a seis anos supõe