TCC Luciana PRONTO
Este estudo tem como objetivo identificar a importância da liderança em enfermagem no serviço de urgência e emergência; podendo definir urgência e emergência quando o paciente da entrada na unidade hospitalar onde o atendimento deve ser imediato, devido ao risco de vida, o risco de deterioração de órgão alvo, os cuidados devem ser de imediato (CRISTINA, 2005).
Urgência é definida como rico de vida em potencial, em que este paciente vai ficar em observação ao mesmo tempo um risco menor de deterioração dos órgãos, e se for o caso de pressão arterial, redução mais lenta da PA em até 24 horas. Na emergência deve ser imediata, entre 1 e 2 horas.
O trabalho desenvolvido pelo enfermeiro no contexto hospitalar é um dos temas que vem sendo abordado na literatura nacional.
O processo de treinamento do enfermeiro recém admitido na sala de paciente traumatizado nas instituição hospitalar é insatisfatório, os profissionais que atuam nesta área (urgência e emergência) precisa cada vez mais receber treinamento adequado e alguns aperfeiçoe mentos técnicos e científicos na prática. É neste momento que a equipe de enfermagem e médica executam um atendimento sincronizado a vítima de trauma. A literatura diz que a enfermagem deve ter conhecimento suficiente e estar inteiramente ligada a competência clínicas, desempenho cuidado holístico e metologia cientifica; por motivo exigimos a capacitação do profissional nesta área que requer tantos cuidados e conhecimento.
Após analisarmos o resultado evidenciado entendemos que a liderança situacional poderá oferecer atribuições que possam fundamentar o exercício da liderança do enfermeiro em uma unidade de emergência.
Para obter uma eficácia na prática da liderança é necessário o enfermeiro ter habilidade e conhecimento para obter, adaptar o seu estilo de liderança em relação ao nível de maturidade do membro da equipe de enfermagem, frente a determinada tarefa entendemos que o sucesso do liderado depende da maneira que o líder