tcc informatica
Quando se fala em evolução devemos relembrar algumas classificações enquanto ao porte desses equipamentos que eram de pequenos, médios e grandes, esses termos diz respeito ao potencial de cada máquina, denominados: microcomputador, supermicrocomputador, minicomputador, superminicomputador, computador (de grande porte) e supercomputador.
Há anos atrás, os equipamentos eram na maioria de grande porte, muito pesado e demandavam de muito investimento, e muito caro para o usuário. Farei um breve relato das evoluções dos computadores nos últimos anos desde o meio da década de 1970.
Inicialmente, tivemos a família dos equipamentos Synclair (aqui no Brasil conhecidos pelos micros CP-200, CP-500, CP-700 e os da linha TK da Microdigital etc). Houve também certo mercado para os equipamentos da Rádio-Shack (Commodore 64 e TRS-80). A grande maioria, até então, possuía como base o microprocessador da Zilog, conhecido por Z-80 (este processador opera com palavra de oito bitz e seu uso nessas máquinas, não permitia a realização de trabalhos extremamente complexos, sua aplicação era até então a mais acessível entre os demais, porém, de certa maneira, modesta).
Então vieram os microcomputadores da famosa Apple Computer Inc. Os mais utilizados foram o modelo Apple ll. Esses equipamentos já possuíam outro microprocessador de oito bitz, o também famoso 6502. Esses equipamentos tinham como ponto forte a possibilidade de se adquirir o essencial do equipamento (CPU básica). Como exemplo pode citar placas de memória adicional, controladores de disk drivers, impressora, vídeo, porta serial e até uma placa que possuía o microprocessador Z-80 (tornava o Apple compatível com softwares – mais profissionais e difundidos – elaborados para trabalhar com este