TCC Gerenciamento De Papel 17 De Abril 2014
O presente estudo possui como eixo central a relação da percepção ambiental do ser humano no âmbito empresarial, com o consumo excessivo e ineficiente de materiais e a consequente geração de resíduos, em especial os definidos como sólidos. A crise ambiental é uma crise da civilização contemporânea; é uma crise de valores, que é cultural e espiritual.
Os primeiros resíduos não causavam grandes impactos ao ambiente, por ser a maioria de origem orgânica. Com a industrialização e o crescimento da população aumentaram o volume e os tipos gerados, provocando impactos ambientais, sociais e econômicos. A fim de reverter este quadro diversos conceitos e métodos têm sido propostos e aplicados, entre eles pode-se citar a Produção Mais Limpa. Considerando a crescente preocupação da sociedade com relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável, a ABNT criou a CEET-00.01.34 - Comissão de Estudo Especial Temporária de Resíduos Sólidos, para revisar a ABNT NBR 10004/2004 - Resíduos sólidos - Classificação, visando a aperfeiçoá-la e, desta forma, fornecer subsídios para o gerenciamento de resíduos sólidos.
A identificação dos constituintes a serem avaliados na caracterização do resíduo deve ser criteriosa e estabelecida de acordo com as matérias-primas, os insumos e o processo que lhe deu origem.
O SEBRAE aposta na sustentabilidade como fator de incremento da competitividade das micro e pequenas empresas, visando à inclusão dos pequenos negócios e empreendimentos na economia verde. Dentro desse contexto, o Centro SEBRAE de Sustentabilidade (CSS) é a instância nacional geradora e irradiadora de conhecimento e cultura de sustentabilidade, a serem compartilhados com as unidades estaduais e regionais da instituição, tendo um sistema de gerenciamento de resíduos referente ao papel, através da reutilização e reciclagem.
O principal motivo pela escolha deste tema se deve à constatação, da maioria das pessoas e entidades engajadas em questões