TCC fluxo de caixa
1.
INTRODUÇÃO
De acordo com estudos publicados por Ezra Solomon as definições apriorísticas do
âmbito da administração financeira formam três grandes grupos. Um deles afirma que as finanças se relacionam com o dinheiro e que, uma vez que quase todas as transações empresariais envolvem dinheiro, direta ou indiretamente, as finanças dizem respeito a quase todas as atividades de uma empresa.
Outro afirma que a administração financeira trata da obtenção e da administração dos recursos financeiros utilizados por uma empresa, tem somente a tarefa de determinar como obter capital para cobrir as despesas.
E ainda que a administração financeira pode ser adequadamente como uma parte integral de toda a administração e não somente como uma especialidade de assessoria relativa ás operações de levantamento de recuros.
Segundo James C. Van Horne a análise financeira é uma condição necessária, pré requisito de tomada de decisões financeiras correlatadas.
É a principal responsável para o objetivo de toda orgazição: maximização dos lucros, por meio do controle do capital que deve entrar e sair da empresa tais como recebimentos, pagamentos, compras, etc.
De forma a atingir melhor seus objetivos, a área financeira trabalha dividida em 2 grandes agrupamentos (ou sub-áreas): Tesouraria e Controladoria.
1.1 Sub área
James C. Van Horne diz ainda que os modernos conceitos de Controladoria indicam que o controller desempenha sua função de controle de maneira muito especial, isto é, ao organizar e reportar dados relevantes, exerce uma força ou inluência que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes com a missão e objetivos da empresa.
De acordo com o professor Antonio Lopes de Sá, o contador de nosso dias já não possui o mesmo perfil que tinha no incicio do século XX. Diversos fatores influíram para que todo o panorama econômico e social se modificasse e a Contabilidade seguiu o curso das mutações.
2
Apenas um século bastou para