tcc fgv
O primeiro Quadrimestre a empresa não apresentou um crescimento satisfatório, manteve-se nas mesmas posições nos dois primeiros meses em 7º lugar no ranking; no terceiro mês conseguiu elevar-se a 6ª posição, porém no mês seguinte apresentou uma queda brusca e deslocou-se para o 8º lugar. Um dos fatores que contribuiu para que isto acontecesse foi seu déficit acumulado de R$ - 406.203,62 em seu desempenho quadrimestral que pode ser demonstrado no gráfico abaixo:
É importante ressaltar que os pesos atribuídos a cada quesito de avaliação de desempenho, são fatores que influenciam diretamente nos resultados finais, neste primeiro Quadrimestre optou-se em trabalhar com os seguintes pesos :
Preço da Ação: Peso 3
Retorno sobre o Patrimônio Liquido: Peso 1
Receita de Vendas: Peso 4
Lucro Acumulado: Peso 2
A prioridade foi trabalhar com foco em um valor justo no preço da Ação da XXXX no mercado bem como sua Receita Total de Vendas, mas os resultados finais não foram satisfatórios, ficando aquém do esperado. Atribuímos os resultados negativos obtidos aos seguintes fatores:
1) Má distribuição dos pesos aos objetivos
Os maiores índices foram atribuídos nestes quesitos em Preço da Ação e Receita de Vendas, mas não houve um foco no trabalho para desenvolver em todo o período estes atributos com peso mais relevante, em consequência disto os resultados obtidos não foram os esperados e isto influenciou negativamente o resultado final do Quadrimestre.
2) Uso da capacidade fabril
A estratégia da diretoria foi optar pela produção em sua capacidade máxima de produtos e utilização da mão de obra de forma a não exceder ambos os limites. Esta foi uma posição conservadora. A preocupação em manter a produção e os custos sob controle era maior do que investir na expansão da capacidade do parque fabril, neste momento o foco era reduzir o prejuízo que acumulou-se nos primeiros 4 meses.
3)