TCC ESCRITO pronto
A implantação de acessibilidade em praças, objeto deste estudo, é entendida como produto de necessidades inerentes às pessoas com deficiência: o lazer e a inclusão social. Ao falar de praças, é necessário entender que por definição, são lugares públicos de encontro e convívio de grupos sociais diferentes cujo acesso é indispensável ao o seu uso.
Este trabalho é um projeto de acessibilidade em espaço público urbano, para a construção da Praça Douglas Alessandro Castro, na cidade de Bauru, estado de São Paulo. Portanto, é feita uma análise sobre o tema proposto, demonstrando a relevância que o projeto assumirá, através de levantamentos de dados e normas, bases fundamentadoras do projeto.
No primeiro capítulo a pesquisa aborda o tema escolhido e o justifica. No segundo capítulo apresenta a metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto. Os princípios do desenho urbano ambiental são argumentados no terceiro capítulo, na busca de aprofundamento teórico para fundamentar sobre a importância do espaço público no cotidiano das cidades.
Após esta etapa, no quarto capítulo é feita uma abordagem da exclusão e inclusão das pessoas com deficiência e do conceito de acessibilidade. Depois, é apresentado o projeto proposto de acessibilidade na praça, exemplificando com imagens do projeto, os ambientes e equipamentos acessíveis.
1 TEMA
Projeto de análise e implantação de acessibilidade em espaço público urbano, a Praça Douglas Alessandro Castro, localizada na cidade de Bauru, SP.
1.1 OBJETIVO
Através destes estudos e da elaboração desta pesquisa, tem-se como objetivo desenvolver um projeto arquitetônico com as adaptações de acessibilidade para a construção da Praça Douglas Alessandro Castro com base na ABNT NBR 9050/04, promover um impacto positivo, contribuindo para que os projetos públicos concebam ambientes e produtos para as pessoas com deficiência a partir de uma visão sistêmica, ou seja, obrigatoriedade em garantir com