TCC DESENVOLVIMENTO
O álcool etílico (etanol) é uma droga lícita aceita pela sociedade e que tem o seu consumo irradiado em quase todo o mundo. É consumido há muitos séculos, por homens e mulheres em diversas ocasiões. Seu uso pode causar dependência e diversos transtornos em pessoas predispostas, principalmente em situações de depressão, estresse, uso exagerado e constante (GRINFELD, 2010).
Atualmente o consumo excessivo de bebida alcoólica sem duvida implica em um grave problema de saúde pública, tanto em países subdesenvolvidos, como em países de primeiro mundo, ocasionando altos custos sociais envolvendo diversas questões políticas e econômicas (GRINFELD, 2010, SCIVOLETTO, et al., 2003).
O uso abusivo de álcool está associado à diversos problemas, como acidentes de trânsito, violência doméstica, criminalidade, abandono escolar, e diversas patologias, como doenças sexualmente trasmissíveis , infarto do miocárdio, hepatopatias e neuropatias (TELLEZ et al., 2006, VIEIRA, et al., 2007)).
Embora o consumo de álcool entre as mulheres é relativamente menor do que entre os homens, é crescente a preocupação com mulheres que consomem álcool durante a gestação, entretanto é importante um levantamento a respeito do perfil dessas consumidoras, bem como os fatores de risco que as levam ao uso de álcool para que se possa prevenir os danos causados e de alguma forma intervir no consumo em excesso (BÖRDER, 2010, GRINFELD, 2010).
Normalmente as mulheres não associam o uso de álcool como dependência, e sim como um meio de lidar com os problemas (KVIGNE, et al., 2008).
O alcoolismo na gravidez normalmente está associado a más condições socioeconômicas, baixo nível educacional, mãe solteira, idade materna entre 21 e 25 anos, hábito de fumar, história de dependência de álcool na família, multiparidade, depressão, baixa auto-estima e simultaneamente observa-se ainda desnutrição, doenças infecciosas e associação com outras drogas ilícitas (BÖRDER, 2010).
O álcool pode causar lesões ao