TCC DE JUCILENE
Joana Maria da Silva1
RESUMO
Este artigo consiste na reflexão de algumas questões sobre as concepções que os professores tem a respeito da importância do jogo na aprendizagem matemática. O interesse pela pesquisa surgiu pelas indagações que ouvimos de colegas e alunos, ao ouvir falar em matemática, como uma disciplina chata e desinteressante. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra, no município de Triunfo Potiguar/RN. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras que lecionam nesta instituição, no turno matutino, do 1° ao 4° ano, com o objetivo de analisar as concepções da importância dos jogos na aprendizagem matemática, pelas professoras no âmbito da escola acima citada. A pesquisa foi no método qualitativo, na modalidade de estudo de caso, e utilizamos o questionário com questões abertas e fechadas como coleta de dados. Com a análise dos dados, constatamos que o jogo é de fundamental importância para o processo de aprendizagem da matemática, para as crianças. Portanto, diante desta realidade, defendemos uma ação pedagógica pautada na utilização de jogos como material pedagógico e metodológico, por ser um diferenciador na aprendizagem das crianças, dentro do ensino da matemática.
PALAVRAS-CHAVE: Jogo; Aprendizagem; Matemática;
INTRODUÇÃO
Jogar é uma atividade natural do ser humano. Ao brincar e jogar a criança fica tão envolvida com o que esta fazendo, que coloca na sua ação, seu sentimento e emoção. O jogo, assim, como atividade artística, é um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Por isso, partimos do pressuposto de que é brincando e jogando, que a criança ordena o mundo a sua volta, assimilando a experiências e informações, e, sobretudo, incorporando atividades e valores. E, é através do jogo e do brinquedo que ela reproduz e recria o meio que a cerca.
Este trabalho visa pesquisar o tema “a importância do jogo na aprendizagem