TCC de Biologia CANCER DE MAMA
O câncer de mama é o principal responsável pelo maior número de mortes, por câncer, em mulheres de todo o mundo. Para o ano de 2012, foram esperados cerca de 1,67 milhões de novos casos e 520 mil mortes, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados em mulheres (BRASIL, 2007). Como as taxas de incidência variam de acordo com as diferentes regiões, em 2012, as maiores taxas ficaram com a Europa Ocidental que foi de 96/100 mil e as menores taxas na África Central e na Ásia Oriental ficando com 27/100 mil mulheres. Sendo ainda considerado como, a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento e a segunda causa de morte nos países desenvolvidos, ficando atrás somente do câncer de pulmão (INCA, 2014).
De acordo com o Ministério da Saúde (MS) para todo o Brasil, no ano de 2014, são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama, sendo que, as regiões Sul e Sudeste são as de maior frequência com 71,18 casos/100 mil mulheres e 70,98 casos/100 mil mulheres respectivamente (INCA, 2014). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil em 2008, a estimativa da incidência de câncer de mama no país, referente às mulheres, estava em torno de 49.400 novos casos perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma (INCA, 2008). Atualmente, esses números tem apresentado uma grande elevação, conforme visto anteriormente nas estimativas do mesmo órgão para 2014.
Sendo assim, as neoplasias malignas vêm assumindo um papel cada vez mais relevante entre as doenças que acometem a população feminina no Brasil e no mundo, representando importante causa de morte entre mulheres adultas. Dentre essas neoplasias, destacamos o câncer de mama como a mais frequente entre elas. Sabemos que, antes dos 35 anos de idade, o câncer de mama é relativamente raro, mas acima desta faixa etária sua incidência aumenta progressivamente. Dados estatísticos indicam o aumento de sua frequência tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento