tcc contabilidade
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI
Av. Andrômeda, 500 – Alphaville – Barueri – SP – CEP 06473-000
CNPJ: 65700239/0001-10 - Tel. 11 2078-7810 – www.fieb.edu.br
ITB - Instituto Técnico de Barueri
Prof. Antonio Arantes Filho
Estrada das Pitas, 799 – Parque Viana – Barueri – SP – Tel.: (11) 4162-5040
Eixo tecnológico: Filosofia
Professor: Francisco Veiga
1o ano
Seminários de mitologia: 3º tema: “A guerra de Tróia”. In: VERNANT, Jean Pierre. O universo, os deuses, os homens. São Paulo. Companhia das letras. 2000.
Ao contrário do que pretendeu Jean Giraudoux, a guerra de Tróia realmente aconteceu. Contá-la depois do poeta que a fez conhecida, Homero, é quase inútil! Não poderia ser mais do que um mau resumo. Em compensação, talvez se possa tentar fazer o relato das razões e do significado desse conflito. O enfrentamento tem suas raízes num passado muito antigo. Para tentar compreender, é preciso se deslocar até certas montanhas que figuram nas origens desse drama vivido pelos mortais. Há o Pélion, na Grécia, e também o monte Ida, em
Tróada, e oTaígeto, em Esparta. São montanhas altíssimas, isto é, lugares onde a distância entre os deuses e os homens é menor do que em outras partes, e onde, sem estarem totalmente apagadas, as fronteiras entre mortais e imortais tornam-se de certa forma porosas. Vez por outra dá-se um contato entre o divino e o humano.
Ocasionalmente - e será o caso na guerra de Tróia -, os deuses aproveitam essa proximidade, esses encontros nos cumes, para transmitir aos homens os males, as catástrofes das quais querem se livrar, expulsando-as do campo luminoso onde estabeleceram suas moradas e fixando-as na superfície da terra.
Assim, tudo começa no Pélion, com as bodas de Peleu, rei da Ftia, e de Tétis, a Nereida. Como suas cinqüenta irmãs, que povoam com sua presença simpática egraciosa a superfície das águas e as profundezas do mar, Tétis é filha de Nereu, o chamado "velho do mar”: Nereu, por sua