TCC Contabilidade de Custos
1 INTRODUÇÃO
O estudo do tema evidencia a importância da contabilidade de custos no dia a dia das empresas, desde a classificação dos custos e métodos de custeio a análise da importante relação custo, volume e lucro. A margem de contribuição e os diferentes tipos de ponto de equilíbrio também são abordados nesse trabalho, juntamente com as taxas de marcação e métodos de precificação.
A partir da avaliação da situação econômica e financeira da entidade, poderão ser projetadas suas tendências futuras. Se necessário for, poderão ser corrigidas os rumos da entidade por meio de gestões administrativas visando a tal fim, com a finalidade de melhorar os resultados a serem alcançadas.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
2.1 CONCEITOS BÁSICOS
2.1.1 Gastos
Os gastos são sacrifícios com o qual a entidade necessita arcar para que seja possível a obtenção de um bem a ser vendido, ou serviço qualquer a ser prestado, sendo este sacrifício caracterizado por entrega ou promessa de entrega de ativos, normalmente dinheiro. O gasto é considerado somente quando existe o reconhecimento contábil da dívida ou da redução do ativo dado em seu pagamento.
2.1.2 Despesas São gastos com bens e serviços não utilizados na atividades produtivas e consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas, que provocam redução no patrimônio.
Como exemplo de despesas temos: Comissões de vendas; honorários de advogados.
2.1.3 Custos
São os gastos relativos a bens e serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Também é um gasto, só que reconhecido como custo no momento de fabricação de um produto ou execução de um serviço. Como exemplos de custos temos: Matéria prima, mão de obra direta utilizada na fabricação.
2.1.4 Perda
São bens e serviços consumido de forma involuntária, são gastos não intencionais decorrentes de fatores externos , fortuitos ou da atividade normal da empresa. A perda pode ser