Tcc - computação
UML - Unified Modeling Language teve o início do seu desenvolvimento em 1994 pelos renomados desenvolvedores James Rumbaugh e Grady Booch, da Rational Software Corporation. Eles procuravam unir os seus métodos(OMT2 e Booch) com objetivo principal de criar um novo método, o “Método Unificado” (“Unified Method”). Ivar Jacobson (desenvolvedor dos métodos OOSE e Objectory) uniu-se a eles em 1995. A companhia Rational Software comprou a Objective Systems, que distribuía o Objectory, e então os três principais pesquisadores empenharam-se na criação do que se tornaria conhecido como “Unified Modeling Language”, a linguagem de modelagem unificada - UML.
Surgiram então diversas versões de teste da UML para utilização dos desenvolvedores que faziam uso da OO. A versão 1.0 da Uml foi lançada oficialmente em Janeiro de 1997. A UML é uma linguagem padrão de modelagem, ou seja, uma linguagem cujo vocabulário e regras têm seu foco voltado para a representação conceitual e física de um sistema. Entretanto, nenhum modelo é inteiramente suficiente. São necessários sempre vários modelos, conectados entre si, para tornar possível entender qualquer aspecto, ainda que o sistema seja simples. No caso de sistemas que fazem uso intenso de software, torna-se essencial uma linguagem capaz de abranger as diferentes visões relacionadas à arquitetura de linguagem e de como essa arquitetura evolui ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento do software.
UML resumindo é uma linguagem para especificação, construção, visualização, e documentação de um sistema complexo.
O que é a UML
É necessário entender inicialmente as diferenças entre Linguagem de Modelagem e Método. Uma linguagem de modelagem não é o mesmo que um método. Um método é uma forma, uma regra para a estruturação de ações e pensamentos. Um método diz ao usuário o que fazer, quando fazer, como fazer e por que isso é feito.Os métodos dispõem de modelos que são usados para descrever algo e para mostrar os resultados