tcc churrascaria
1.1 O trabalho
O presente trabalho apresenta uma resumida contextualização do setor de restaurantes diferenciados, enfatizando a diferenciação como vantagem competitiva, os sistemas de informatização também são abordados como forma de conhecimento das necessidades do mercado alvo. Alem de haver lacunas sobre o assunto, o tema é de suma importância, pois, além de expandir o conhecimento dos acadêmicos, exterioriza a realidade do tema (4 Ps do Marketing) a todos.
Este trabalho objetiva demonstrar a importância da análise dos 4 Ps do Marketing
(Place; Produto; Preço; e Propaganda e Promoção) para o setor de restaurantes.
O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, entrevistas com os proprietários e uma análise do restaurante Churrascaria e Costelaria do Gaúcho Gastão, situado na região central de Campo Grande – MS, no período de abril a junho de 2002.
1.2 História do restaurante Churrascaria e Costelaria do Gaúcho Gastão
No início, o senhor Gastão Armando Frandoloso e sua esposa, grávida e com dois filhos pequenos, saíram de sua cidade natal, Espumoso, no Rio Grande do Sul, em direção ao
Estado de Mato Grosso do Sul, onde se estabeleceram em um vilarejo a 30Km do entroncamento da cidade de Nova Alvorada do Sul, na direção de São Paulo, em que foi convidado para trabalhar como churrasqueiro, no restaurante de um posto de combustível, chamado “Zuzu”.
Seu primeiro empreendimento foi um restaurante, montado em sociedade, localizado na cidade de Presidente Prudente (SP), no qual tiveram a oportunidade de administrar o próprio negócio e aprender com seus erros.
Já em Campo Grande (MS), após ter administrado alguns restaurantes, e ter estado sem exercer suas atividades, o gaúcho Gastão, assando costelas para amigos e sendo muito elogiado, teve a brilhante idéia de abrir sua primeira “Costelaria do Gaúcho Gastão”, que se localizava na Avenida 14 de julho, em instalações modestas, comparáveis as de uma