TCC Chocolate Nutricao e Dietetica
O chocolate é um alimento mundialmente conhecido, consumido por todas as faixas etárias e classes sociais. Sua ingestão pode trazer alguns efeitos no organismo como satisfação ou até mesmo prazer. Porém é um alimento com alto teor calórico. Utilizado com moderação, pode-se mostrar sua ação benéfica na saúde humana, assim como seu exagero pode trazer certos prejuízos.
Chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.
A confecção do chocolate foi, durante um século, uma indústria tradicional administrada por artesãos que desenvolveram métodos individuais de trabalho e sabores particulares para os seus produtos. Com a demanda por custos mais baixos, a manufatura industrial foi sendo cada vez mais mecanizada, somando-se a isso o progressivo avanço da ciência e da tecnologia para controle das plantas de produção e para a melhoria da eficiência industrial (Bonzas, Brown, 1999).
A composição precisa do chocolate varia em todo o mundo devido à diferença de gostos e legislação, que se preocupa com as porcentagens de cacau e sólidos do leite adicionais, quantidade e tipos de gorduras vegetais permitidas. As gorduras encontradas no chocolate incluem a manteiga de cacau, a gordura do leite e gordura vegetal (Martin, 1994).
1.1 – Objetivos
1.1.1 - Objetivo geral
Verificar a frequência e quantidades que as pessoas consumem chocolate, ressaltar os fatores e substancias existentes nesse produto e assim, mostrar a real ação do chocolate no organismo humano.
1.1.2 - Objetivos específicos
- Identificar as substancias contidas no chocolate, que surtam efeitos no organismo humano;
- Esclarecer seus benefícios e malefícios destas substancias;
1.2 – Justificativa
O chocolate é um