Tcc avaliação
O processo avaliativo vem sendo discutido e repensado por teóricos preocupados com a proposição de instrumentos e de estratégias que possibilitem compreender melhor as experiências de aprendizagem vivenciadas pelo aluno. Estes estudos são importantes referentes às mudanças que a escola precisa sofrer para poder acompanhar as transformações que vêm ocorrendo na sociedade atual.
Apesar do empenho, o que se pode perceber é que o método tradicional de avaliação ainda é preponderante; ou seja, de uma avaliação classificatória e excludente.
“A concepção de avaliação que marca a trajetória de alunos e educadores, até então é que define essa trajetória de alunos e educadores, até então é que define essa ação como julgamento de valor dos resultados alcançados. Daí a presença significativa dos elementos como prova, nota, conceito, reprovação, registro e etc. nas relações estabelecidas”.
Estudos relativos às novas propostas educativas imprimem uma marca negativa à maneira como a avaliação vem sendo usada. Acredita-se que sua prática colabora com a exclusão e a marginalização de muitos indivíduos na sociedade e não atende ao que se denomina de avaliação.
No entanto, para que a avaliação consiga superar esse caráter e se tornar um elemento que venha a contribuir com a apropriação de saberes de maneira significativa, sua função deve ir além de constatar, verificar e medir as aprendizagens e confirmar isso com notas; esta “deve se pôr a serviço das aprendizagens o máximo possível” (Hadji, 2001, p. 16). Só assim pode tornar-se um instrumento formativo que ajude o professor a mapear as dificuldades e necessidades reais apresentadas, verificar os objetivos não atingidos e assim propor as melhorares intervenções, e aos alunos a perceberem as fragilidades ou certezas de suas aprendizagens, possibilitando a regulação e autorregulação, assumindo um “caráter pedagógico”.
1.1 - DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
Quais as situações que possibilitariam a alteração da