TCC Atualizado
GABRIELA SILVA
SORAYA AMÉSTICA
TATIANE SPÓSITO
O USO DA BICICLETA NA CIDADE DE SÃO PAULO
São Paulo
2011
GABRIELA SILVA
SORAYA AMÉSTICA
TATIANE SPÓSITO
O USO DA BICICLETA NA CIDADE DE SÃO PAULO
Trabalho de conclusão do curso de Turismo, da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação dos Professores Maria do Rosário Salles e Luiz Octavio de Camargo.
São Paulo
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho intitulado ”O uso da bicicleta na cidade de São Paulo”, aborda a temática da bicicleta e qual é o seu uso na cidade de São Paulo.
Motivado pelo desejo de descobrir coisas novas, de inventar e de liberdade do ser humano pode ser percebido desde muitos séculos atrás até hoje, através de todas as revoluções, todas as suas invenções, descobertas e até em mudanças comportamentais ao longo dos anos.
Movido pela curiosidade, houve várias tentativas de se criar um meio de transporte movido por rodas e utilizando a força humana, sendo os primeiros documentos destas tentativas por volta do século XV, quando ainda se tratavam apenas de estudos de máquinas pesadas e desajeitadas, mas que já utilizavam mecanismos de alavancas e outros dispositivos como o de transmissão de força através de correntes, registrados pelo inventor Leonardo da Vinci.
O primeiro veículo de duas rodas registrado como antepassado da bicicleta, o celerífero, surgiu somente em 1790, com o Conde Méde de Sivrac, sofrendo adaptações posteriores pelo Barão alemão Karl Drais em 1816, com o nome de Draisiana.
Desde o seu invento, a bicicleta revolucionou a vida das pessoas, sendo acrescido de idealismo, como uma forma de rebeldia, sendo o primeiro sonho de crianças e jovens como instrumento de emancipação, onde pela primeira vez eles podiam percorrem longas distâncias movidos por sua própria força.
Mesmo com o advento da tecnologia e da mudança natural dos tempos, a bicicleta continua a impressionar por sua simplicidade e eficiência, não ficando perdida no tempo e