Tcc - assedio moral
Em uma época de constantes mudanças tecnológicas, transformações crescentes, onde o ambiente empresarial é cada vez mais dinâmico, exige-se que as organizações obtenham de seus colaboradores seu máximo empenho e máxima eficácia. Dessa forma as empresas necessitam buscar a cooperação para o alcance dos objetivos, tanto organizacionais quanto individuais, e para que isso ocorra é de fundamental importância o papel do líder, a liderança é um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações, enfatizando, sobretudo o importante papel que esta exerce sobre a motivação humana para o trabalho.
O presente estudo busca apontar a relevância sobre as questões relacionadas com a liderança em uma organização empresarial, as constantes mudanças sofridas pelas organizações, principalmente no que se refere a relações interpessoais, e a instabilidade na relação entre lideres e os liderados, exige que as empresas estejam preparadas para enfrentar eventuais problemas decorrentes destas relações.
Embora alguns autores tenham procurado publicar verdadeiras receitas a respeito daquilo que denominam de “a boa liderança”, ainda há muito que se estudar a fim de atingir a eficácia no processo de lidar com subordinados. A liderança envolve trocas sociais, e sob este aspecto, o líder é visto com algum beneficio não só ao grupo em geral, como cada membro em particular, fazendo nascer uma cumplicidade e um comprometimento do líder para com seus subordinados. (BERGAMANI, 1994, p. 28).
É papel fundamental do líder a busca de resultados financeiros dentro de uma organização, e o alcance destes objetivos envolve a participação de toda equipe de trabalho. Responsabilidades como planejar, organizar, coordenar e controlar faz parte das funções de um líder, porém as habilidades com que o mesmo desempenha esta liderança determinarão o envolvimento e comprometimento de todos dentro da organização (COUTINHO apud ANDRADE; VARGAS, 2011, p. 11).
Tanto as teorias mais simples