Tcc Armazenagem - logística
Historicamente a logística está intimamente ligada à arte da guerra. Segundo o Dicionário Aurélio, o termo vem do francês “logistique” e tem como uma de suas definições: "a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos ou administrativos".
Era considerada parte do setor estratégico, onde os militares a usavam para o transporte e distribuição de suprimentos e equipamentos utilizados pelas tropas que avançavam pelos campos inimigos.
Por volta de 376 a.c. Alexandre - o Grande, da Macedônia alcançou diversos países como Grécia, Pérsia e a Índia. Seu êxito não foi fundamentado na sorte, mas simplesmente por estratégia e logística. Alexandre criou uma equipe que possuía a missão de estudar as alternativas para reduzir a resistência das cidades que seriam atacadas. Da mesma forma, montou outra equipe que seguia à frente do exército de 35.000 homens, comprando todos os suprimentos necessários e montando armazéns avançados durante todo o trajeto para atender esses soldados, que consumiam 100 toneladas de alimentos e 300.000 litros de água por dia.
Com essa estratégia, o exército de Alexandre caminhava em média 32 quilômetros por dia enquanto que outros exércitos deslaçavam-se apenas 17 quilômetros, pois dependiam de carros de boi para realizar o transporte de suprimentos. Isso deu grande vantagem ao exército de Alexandre que chegou a percorrer 6.400 quilômetros, do Egito à Índia.
Com características muito semelhantes às atividades industriais, a logística militar passou a ser utilizada nas organizações, com grande sucesso, dando origem a logística empresarial.
O objetivo deste trabalho é a descrever a importância da armazenagem e como seu sucesso representa um verdadeiro complexo de atividades inerentes ao conjunto de operações logísticas.
Este trabalho permitirá um entendimento sobre a