Tcc Ae21fea51e107fc82f21b467aa1365fe
3190 palavras
13 páginas
Interfaces de Vanguarda do CompiladorStefani Henrique Ramalho¹, Prof Mário Rubens Welerson Sott¹
¹DCC – Departamento de Ciência da Computação – Universidade Presidente Antônio Carlos
(UNIPAC)
Barbacena – MG – Brasil stefanidc@gmail.com, mrws@powerline.com.br
Resumo. Este artigo tem por finalidade demonstrar de uma forma abstrata o funcionamento das fases da vanguarda do compilador e fazer um estudo comparativo entre linguagens de programação, a fim de ratificar o conceito de transportabilidade do compilador, através dos processos de análise léxica, sintática e semântica, demonstrando o funcionamento de sua representação intermediária.
Palavras chave: compilador, análise léxica, análise sintática e código intermediário.
1. Introdução
A construção de compiladores estende-se devido às linguagens de programações que fazem a comunicação entre um indivíduo que deseja resolver uma determinada situação e a máquina que irá ajudá-lo a resolver esse problema. A conversão entre essas linguagens é feita através dos compiladores.
Compilação é um processo de tradução que lê um programa escrito em uma linguagem fonte, e o transforma em uma linguagem alvo equivalente, podendo ser, então, outra linguagem de programação ou uma linguagem de máquina, da família dos computadores. A partir de uma divisão que ocorre dentro do compilador, podemos representalas como vanguarda e retaguarda. A vanguarda irá atender as fases relacionadas com a análise do código fonte e a retaguarda com a síntese do código fonte em linguagem alvo, assim, idealizando que podemos dividir um compilador em fases independentes.
Para argumentar a idéia de que o compilador pode ser dividido em fases, sendo que a retaguarda poderá ser comum entra as vanguardas, será feito um estudo de caso entre as linguagens C e Pascal, a fim de gerar um único código intermediário entendido pela fase final do compilador.
2. Processo de Compilação
Compiladores são programas tradutores que recebem uma linguagem –
Linguagem fonte