tcc 3
FACULDADE DE CIÊNCIAS DE WENCESLAU BRAZ
ARLETTE PASSAMANI FRAUCHES
ARTE-EDUCAÇÃO:
DIFERENTES TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO
BELO HORIZONTE
2014
INSTITUTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
FACULDADE DE CIÊNCIAS DE WENCESLAU BRAZ
ARLETTE PASSAMANI FRAUCHES
Artigo Científico encaminhado ao Instituto IPB/FACIBRA, como requisitoparcial para obtenção da Licenciatura Plena em Artes Plásticas.
ARTE-EDUCAÇÃO:
DIFERENTES TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO
BELO HORIZONTE
2014
Arte-Educação: Diferentes Tendências e Concepções de Ensino
ArlettePassamaniFrauches
O ensino da arte no sistema regular de educação hoje apresenta diferentes enfoques. Isto acontece porque o campo de conhecimento empírico conceitual da arte/educação tornou-se aberto a diversas linhas de atuação, estudo e pesquisa.
Diante de tanta diversidade o diálogo entre professores de arte e escolas regulares é complicado. Para preparar a participação mais proveitosa destes profissionais no projeto pedagógico da escola é necessário antes que o corpo docente e os gestores tenham o mínimo de conhecimento sobre a linha de atuação que será seguida. No caso da linha contemporânea, o desconhecimento é um agravante no desenvolvimento das suas atividades. Justamente a linha contemporânea é a que trata a arte como construção de conhecimento, sem o foco na construção de objetos de arte. Esta linha trata das questões mais atuais e permite uma preparação mais eficiente do aluno para prestação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Diante de uma breve análise sobre as linhas de estudo, atuação e pesquisa em arte-educação serão desenvolvidos os argumentos sobre as dificuldades de desenvolvimento da linha contemporânea.
A Arte, enquanto disciplina pertencente ao currículo das escolas regulares apresenta diversas tendências ao longo de sua história. Segundo Everson Melquiades Araújo Silva e Clarissa Martins de Araújo, tal