Tcc 1
1. Dados Obtidos da Pesquisa 4
2. Introdução 5
3. Conceito de Contabilidade 6
4. Definição de Sustentabilidade 8
5. Contabilidade Ambiental 8
6. Importância da Contabilidade Ambiental 10
7. Gastos Ambientais 11
8. Gestão Ambiental 13
9. ISO 14000 14
10. Desenvolvimento Sustentável 15
11. Conclusão 17
1. Dados Obtidos da Pesquisa
O patrimônio, que a contabilidade estuda e controla, registrando, classificando, analisando, interpretando e informando, através das demonstrações contábeis, todas as ocorrências nele verificadas.
Assegurar o controle do patrimônio administrativo, através do fornecimento de informações e orientação, necessárias à tomada de decisões, sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais.
Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informaconais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução, e coevolução.
A contabilidade ambiental pode ser entendida como a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, (Ativos e Passivos Ambientais).
Gastos Ambientais podem ser ativados e não ativados; os ativados são aqueles gastos registrados no ativo da empresa, representando um benefício futuro, sendo transferidos para as despesas à medida que esses benefícios ocorram, utilizando o princípio da competência; os não ativados são registrados como despesas a partir do momento que são incorridos no período.
O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas).
2.