tb grp pronto
1 INTRODUÇÃO 3
2 Fundamentação teórica 4
3 CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
Nesta atividade interdisciplinar abordaremos uma breve fundamentação teórica das disciplinas apresentadas no semestre, que são: Mercado de Capitais, Direito Tributário e Administração Financeira e Orçamentária.
Após os conhecimentos teóricos, identificamos na Empresa Câmara Informática o responsável pelas atividades de finanças para ser entrevistado.
Com os conhecimentos adquiridos na entrevista o grupo analisou criticamente as informações, descrevendo como a empresa desenvolve suas atividades. Depois da análise feita, apontamos os principais problemas detectados dentro da mesma.
2 Fundamentação teórica
2.1. MERCADO DE CAPITAIS
É de suma importância para quem quer entender o mercado financeiro e tirar proveito dele, conhecer um pouco do conceito em que se insere o sistema financeiro brasileiro. O sistema financeiro é um conjunto de instituições com a função de promove e facilitar a transferência de recursos de quem tem poupança disponível, pessoa física ou jurídica, para os setores deficitários da economia.
A evolução do sistema financeiro brasileiro é dividida em dois momentos da história, antes e depois da Lei nº 4.595 de 31/12/1964, que dispõe sobre a política monetária e as instituições financeiras. Essa lei estabeleceu os padrões do atual sistema financeiro brasileiro baseado no modelo americano, em que as instituições são divididas pelas funções que atendem, especializando cada instituição na sua área de atuação. (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 2009).
Para Eduardo Fortuna (2006), este fato possibilitou ganhos de escala e redução dos custos operacionais para que se criasse oferta de empréstimo com menores taxas. Os bancos comerciais atuaram voltados para a captação no varejo e ao crédito tradicional de curto e médio prazo; os bancos de investimentos e de desenvolvimento voltados para prazos