Taylorismo
Engenharia de Saúde e Segurança
Modelo de Administração: Taylorismo
Alan Faria Dos Santos
André Eiki Takauti Saito
Itabira
2014
1. INTRODUÇÃO
Administração é um ramo das ciências humanas que caracteriza-se pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções para coordenar ou dirigir um grupo de pessoas afim de alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos almejados pela unidade.
Em 1911, visando obter produtividade máxima de uma empresa, o americano engenheiro Frederick W. Taylor (Figura 1) desenvolveu um modelo de administração que se constituiu na base teórica do sistema capitalista de produção.
Figura 1- Imagem de Frederick W. Taylor
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Taylor
Taylor defendia que com a diminuição do trabalho complexo, com tarefas simples e repetitivas, geraria uma forma mais eficiente de organizar a produção, além de não exigir qualificação dos trabalhadores². Esse novo modelo de gerenciamento foi conhecido como taylorismo e ganhou força após a publicação de “Os princípios da administração”, no mesmo ano. Portanto, o modelo taylorismo é uma forma de coordenação do trabalho para a eficácia da produção em massa, tendo como peça fundamental a divisão do trabalho, ou seja, cada trabalhador é dirigido e treinado para desempenhar uma determinada atividade no sistema industrial.
2. QUESTIONÁRIO
1) O operário no filme “Tempos Modernos” (Figura 2) é comparado a um rebanho de ovelhas demonstrando claramente a crítica ao modelo taylorismo, no qual ele apresenta o trabalhador como uma peça substituível, ou seja, todos os trabalhadores são iguais perante o gerente de fábrica, assim como todas as ovelhas do rebanho são idênticas na visão do pastor.
Figura 2- Capa do filme Tempos Modernos com Charlie Chaplin
Disponível em: