Taylorismo
Este ensaio analisa criticamente a influência da teoria para de Gestão Científica no projeto da moderna organização de referência para a tomada de pontos fortes e fracos como uma teoria para informar o projeto de organização .
De Frederick Winslow Taylor (1856-1915) teoria da Administração Científica foi baseada em quatro princípios simples :
First. Eles desenvolvem uma ciência para cada elemento do trabalho de um homem , que substitui o antigo método da regra de polegar .
Segundo. Eles cientificamente selecione e , em seguida, treinar , ensinar e desenvolver o trabalhador , ao passo que no passado ele escolheu o seu próprio trabalho e treinou-se o melhor que pôde .
Em terceiro lugar . Eles vivamente cooperar com os homens , de modo a segurar todo o trabalho a ser feito de acordo com os princípios da ciência , que tem sido desenvolvido .
Em quarto lugar . Há uma divisão quase igual de trabalho e da responsabilidade entre a administração e os trabalhadores . A gestão assumir todo o trabalho para o qual eles são melhores do que os trabalhadores equipada , enquanto que no passado quase todo o trabalho ea maior parte da responsabilidade foram jogados sobre os homens . ( Taylor 1911).
Mesmo que esta teoria foi criada há mais de 100 anos atrás é fácil de identificar os elementos -chave da Administração Científica no de hoje de sinal de organização moderna . Do ponto de vista de Taylor , a fim de executar com eficiência a empresa precisa ter padrões.
Uma delas é o bem sei maior cadeia mundial de fast food de hambúrguer uma empresa McDonalds : servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países . Os trabalhadores são treinados para não permitir a possibilidade de auto-aprendizagem . O tempo de cozimento é tão precisa , a fim de manter o alimento fresco e quente. Pelos lavra os caixas têm um padrão para os scripts um exemplo: tentar vender a maior refeição. Tudo é baseado em