Taylorismo - Primeira escola da Administração
ENGENHARIA MECÂNICA
ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
EA6N
3º TRABALHO
Professor:
Paulo Cezar Zanelato
Alunos:
Evaristo J. Inácio
Marcela Esquincalha Luparelli
Vila Velha (ES), 17 de Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A primeira escola da Administração deu-se início com Frederick W. Taylor e mais de um século depois ainda é possível observar claramente suas características no formato administrativo atual. Faremos então uma análise crítica a respeito dos pontos negativos e positivos de suas teorias, além de suas contribuições ao longo das décadas.
No início do século XX a forma de organização de produção industrial conhecida como taylorismo provocou mudanças significativas no ambiente fabril. Esse sistema visava à racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da produção e do lucro.
Taylor desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo. Segundo ele o funcionário deveria apenas exercer sua função no menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final.
PRIMEIRA ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO
O pai da Administração Científica, pesquisador e racionalizador, foi Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), engenheiro mecânico, em 1903.
Ao ser promovido a engenheiro-chefe, precisava fazer com que os operários aumentassem a produção, ele tentava alinhar os interesses dos gestores e dos operários de modo que aquilo que era bom para um também era bom para o outro. Já evidenciava a padronização dos tempos e movimentos, a divisão de tarefas, os inventivos salariais e prêmio de produção, além das condições ambientais e do desenho de cargos e tarefas, entre outros. Mas só depois de muitas tentativas foi que encontrou a solução. Foi então que finalmente elaborou a Administração científica, que possuía a meta de realizar um estudo sistemático para descobrir a forma mais