Taylor E Ford
Filho de um rico advogado, Taylor nasceu em 1856, na cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia. Quando ele era estudante, teve um professor de matemática que, depois de ensinar cada lição, dava exercícios para a turma resolver no tempo restante da aula. O jovem Taylor sempre terminava antes dos colegas. Em vez de aproveitar para fazer bagunça, ele não se conformava em ficar ocioso. Desde então, Taylor ficou obcecado por comparar o tempo gasto por diferentes indivíduos na execução de uma mesma tarefa.
Após concluir o ensino médio, Taylor pretendia estudar Direito na Universidade Harvard. Mas problemas na visão o impediram de fazê-lo – há quem diga que sua saúde havia ficado debilitada por excesso de estudo noturno. Em 1875, ele começou a trabalhar como aprendiz numa empresa das redondezas que fazia bombas a vapor. O promissor estudante havia virado um simples operário.
Aos 22 anos, Taylor foi contratado pela metalúrgica Midvale Steel Company, na Filadélfia. Começou na linha de produção, mas, dois anos depois, assumiu o cargo de gerente, passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. A rápida ascensão ocorreu graças à sua incomum obsessão por produzir mais e mais,
O que ele fez?
Ele provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época, ou seja, no início do século passado. Foi ele que iniciou a Escola da Administração Científica onde a ênfase é colocada nas tarefas. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial, através da observação e mensuração.
Vendo os problemas que existiam dentro da indústria, ele tentou estudar estes problemas para tentar achar soluções que atendessem tanto aos patrões como aos empregados. A Administração Científica é uma combinação de: Ciência em lugar de empirismo. Planejamento em vez de improvisação. O