TAYLOR E FAYOL
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
FRANCISCO DE ASSIS RIOS RAMOS
PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO: TAYLOR E FAYOL.
FEIRA DE SANTANA, BA
OUTUBRO 2012
FRANCISCO DE ASSIS RIOS RAMOS
PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO: TAYLOR E FAYOL.
FEIRA DE SANTANA, BA
OUTUBRO 2012
PIONEIROS DA ADMINISTRAÇÃO: TAYLOR E FAYOL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA
FRANCISCO DE ASSIS RIOS RAMOS
1 INTRODUÇÃO
No surgimento do homem, surge a necessidade. Tal surgimento, entendendo seu significado, pode inferir que para atendê-la é preciso a administração, a partir de uma ação racional e influenciada pelo comportamento. Esse contexto implica a possibilidade de entender o termo administração, pelas abordagens morfológica e epistemológica e, ainda pela análise do verbete no dicionário que se refere a ação de administrar como sendo o atendimento melhor aos negócios, visando lucros.
Desde a sua origem, esta ação é delegada a grupos. No início, dada a consideração tácita do que descreve o "contrato social", estes grupos eram compostos pelos que tinham força para sustentar o poder, depois os que eram delegados pelo poder divino e mais adiante ainda, por quem dominava técnicas práticas de cada ofício, na produção artesanal e agrícola.
Até este ponto na linha do tempo, as necesidades eram produzidas para auto-atendimento ou trocas do que excedia, produtos tinham por isso, exclusivamente valor de uso. A ambição primeiro política, mas fundamentalmente econômica, de uma pequena parte da sociedade, estabeleceu a mercadoria para atendimento das necessidades e a ela inferiu-se valor de troca, que possibilitava a este extrato social, acúmulo de riquezas e poder econômico e a expansão do modo de produção, agora industrial e capitalista.
2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A abordagem da escola da administração científica baseia-se nas tarefas da organização. O nome