Taylor, Fayol e Ford
Sua abordagem típica é a ênfase nas tarefas e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos e sistemáticos aos problemas da administração das empresas, visando melhorar o desempenho industrial, reduzindo custos e aumentando a competitividade.
Para Taylor a organização e administração das empresas devem ser tratadas cientificamente, não empiricamente. Assim, ele foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho industrial, investigando o tempo e os movimentos gastos na execução de uma tarefa.
Explique a obra de Taylor.
Em 1903 publicou Shop Management, onde tratava de técnicas para racionalizar o trabalho operário, estudando o tempo e os movimentos. Fez um trabalho de “baixo para cima”, ou seja, começou trabalhando com os operários. O livro dizia:
A administração deve pagar salários altos e ter baixos custos. Assim:
Métodos científicos de pesquisa devem ser utilizados para chegar a conclusões confiáveis e padronizadas quanto ao trabalho executado e à disponibilização de materiais a seus executores.
Os executores devem ser treinados cientificamente
A relação administração-empregado deve ser amistosa e cordial.
Em 1911 publicou Princípios da Administração Científica, onde dizia que a racionalização do trabalho operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios.
Para ele, havia três fatores que prejudicavam as empresas:
Vadiagem dos empregados por pensarem que o aumento da produção diminuiria os empregos e tomadas de decisões baseadas em empirismo ineficiente.
Desconhecimento pela gerência da rotina de trabalho.
Falta de uniformidade de técnicas e métodos de trabalho
Ele dizia que operários deveriam ser separadas de acordo com suas aptidões e pagos de acordo com a produção alcançada, assim ele se sentiria incentivado a produzir mais.
Planejamento -> Preparo -> Controle -> Execução
Organização racional do