TAXONOMIA
Conceito:
Taxonomia é a ciência da classificação, de acordo com um sistema pré-determinado, e que tem como resultado um catálogo, usado para embasar discussões, análises e recuperação de informações. É o ato de dar nomes, classificar, identificar. Taxonomia é assunto de diversas áreas do conhecimento humano como a computação, antropologia, biologia dentre outras. Talvez essa seja a mais velha de todas as ciências, pois nasceu com o homem, mas, com toda certeza, a mais necessária. Entretanto, paradoxalmente, é a menos valorizada de todas as ciências. Taxonomia não é um termo tão novo quanto parece, pois o sueco Karl Von
Linné usou este conceito em 1735. Ele criou um tipo de classificação que dividia em grupo os seres vivos, hierarquicamente, baseado em suas características em comum.
Verificou-se na literatura a respeito que existem vários tipos de taxonomia diferentes e também vários métodos para construí-la. Vamos conceituá-la então como um tipo de estrutura onde podemos classificar "coisas" de uma forma hierárquica, que facilitem a sua identificação, estudo ou localização.
Podemos dizer que quase tudo pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico. Um de seus objetivos é classificar a informação, de uma forma hierárquica, de maneira que seja facilitado o acesso a ela, melhorando a comunicação entre os principais usuários, quer entre especialistas, quer entre um público qualquer.
TAXONOMIA do Grego verbo τασσεῖν ou tassein = "para classificar" e νόµος ou nomos = lei, ciência, administrar.
Na teoria, o desenvolvimento de um bom sistema taxonômico leva em conta a importância de cada elemento de um grupo (taxon) em sub-grupos (taxa) que são mutuamente exclusivos, inconfundíveis em todos os seus aspectos. Na prática, um bom sistema taxonômico deve ser simples, fácil de ser usado, e facilmente guardado na memória. Quando um cientista classifica um novo inseto, ele procura classificá-lo dentro de uma categoria já