Taxas metabólicas e controle de peso
Ingestão Calórica Diária, Taxa Metabólica Basal (TMB ou BEE - basal energy expenditure), Taxa Metabólica de Repouso (TMR ou REE – rest energy expenditure ), Taxa Metabólica de Esforço (TME ou EEE – exercise energy expenditure), Efeito Térmico do Alimento (ETA) e Gasto Energético Total (GET ou TEE – total energy expediture);
Métodos Diretos e Indiretos para determinação do gasto energético durante sessões de esforço ou modalidades esportivas.
Balanço Energético Positivo e Negativo e suas relações com a esforço e alimentação no ganho ou perda de massa magra e massa gorda.
TmB ou tmR = (massa magra em kg)x21,6)+370 internet Quando a quantidade de energia (calorias) ingerida através dos alimentos é maior do que aquela que o organismo gasta com seu metabolismo basal somado às atividades físicas diárias diz-se que há um balanço energético positivo e a pessoa acumula gordura corpórea Caso isso ocorra por um período longo de tempo, instala-se a obesidade.
Quando a quantidade de calorias ingerida equivale ao gasto calórico, mantendo o peso inalterado. Esta fase consegue-se na manutenção do peso ao longo da vida ou após um emagrecimento se a pessoa alimentar-se com atenção, por necessidade de seu organismo, mastigando bem os alimentos, observando horários, sendo que as extravagâncias ocorrem somente de vez em quando e mesmo assim, logo após faz uma restrição nos alimentos. Exemplo: quando se vai numa festa. Paralelamente a esse tipo e forma de se alimentar deve a pessoa fazer exercícios físicos pelo menos umas 4 vezes por semana durante uns 40 minutos.
Fase dinâmica.
Esta fase acontece quando a ingestão de calorias é maior que o gasto calórico diário, levando ao aumento de peso, em um processo que pode durar anos, se a pessoa continuamente tenta perder peso. Isso é o que ocorre normalmente com a maioria das pessoas.
É muito comum acontecer esse tipo de obesidade após o casamento, quando a