Taxa de juros
Analisando o comportamento da taxa de juros na economia, notasse que quando a taxa de juros está alta, o investimento e o nível de consumo cai, provocando a pressão inflacionaria.
A taxa de juros possui forte interferência na economia, pois através dela os agentes, em geral, decidem viabilizar um projeto de investimento.
Portanto, a taxa de juros baixa é a mais adequada por aumentar os investimentos e o nível de consumo, que para a inflação favorecerá no crescimento do PIB, mas poderá exercer pressão inflacionária pelo aumento da demanda.
Taxa de Juros altas ou baixas para atividade turística?
A taxa de juros tem grande influência no turismo e nas transições econômicas. Quando queremos comprar algo em nosso país de origem, realizamos o pagamento em sua moeda local, mas quando compramos fora, o pagamento necessita que seja feita na moeda do país de origem, surgindo uma nova ferramenta chamada “taxa de câmbio”. A taxa de cambial representa o preço na qual é dada a uma moeda corrente para ser trocada por outra.
As taxas fixas quando são ajustadas a moeda corrente aprecia e é valorizada e a depreciada desvalorizada.
A evolução do turismo no Brasil dependeu do desenvolvimento da taxa de câmbio que influência o fluxo de entrada de turistas estrangeiros no país, e o fluxo de brasileiros na saída para o exterior. Quando a taxa sofre uma depreciação na moeda real, o dólar compra mais mercadorias em reais, assim o turista estrangeiro se interessa mais em conhecer o país.
Um exemplo da depreciação ou queda da taxa de câmbio na moeda, podemos verificar a crise na Argentina que desvalorizou o peso (moeda local) e fez com que o país em demanda por turismo crescer neste período.
_____________________________
i. http://www.seuconsultorfinanceiro.com.br/artigos_economia.php?secao=44¶metro=869