Taxa de juros
A taxa de juros é uma variável que influencia tanto a demanda por moeda quanto o investimento, quer seja do ângulo produtivo ou especulativo. O conhecimento da taxa de juros é de fundamental importância na formulação de políticas econômicas, na verificação da hipótese de mercados eficientes, na elaboração de orçamento de capital, na determinação de preço de ativos financeiros e na gestão de riscos de mercado dentre outras aplicações e realização de investimentos diretos.
A internacionalização dos mercados financeiros e a maior intensidade competitiva tem estimulado a introdução no mercado Brasileiro de instrumentos com progressivo grau de complexidade. O ambiente operacional mais hostil potencializa os riscos incorridos pelos participantes e exige tanto capacitação crescente dos profissionais quanto ferramentas de apoio à decisão e instrumentos de controle cada vez mais eficazes. Impulsionada pela instabilidade das variáveis de mercado como taxa de juros e câmbio, a utilização de instrumentos derivados à gestão financeira tem evoluído de forma exponencial, particularmente na estruturação de operações de renda fixa sofisticadas.
Definição da Taxa de Juros
Define-se juro como o preço do fator de produção capital, um dos recursos escassos empregados na produção e distribuição de bens e serviços de qualquer economia moderna.
É também o preço do dinheiro, ou seja, o valor que o tomador de um empréstimo deve pagar ao proprietário do capital emprestado, pois o segundo abre mão da liquidez imediata em favor de rendimentos futuros.
A taxa de juros constitui-se no mais importante instrumento de política monetária à disposição do Banco Central. Através dela, a autoridade monetária afeta o nível de atividade econômica e de preços. A simples expectativa de mudança já é suficiente para causar efeitos econômicos.
Tipos de Taxa de Juros
Há na economia vários tipos de taxas de juros: taxas de poupança, taxas de empréstimos, taxas de