Taxa de Infiltração no solo
INTRODUÇÃO
A infiltração de água no solo é o processo de entrada de água através da superfície do solo. A taxa de entrada de água no solo decresce com o tempo em função do umedecimento do perfil assumindo um valor mínimo constante denominado de velocidade de infiltração básica (POTT, 2001).
A velocidade de infiltração básica é um fator de extrema importância prática nas relações água-solo-planta-atmosfera, visto que, muitas vezes, permitem determinar a precipitação efetiva infiltrada e o escoamento superficial do solo. Nos diversos sistemas de plantio, sua influência será maior ou menor dependendo do conteúdo inicial de umidade, da permeabilidade, das características físicas e químicas do solo, bem como do conteúdo de matéria orgânica e do grau de compactação do mesmo (Silva, 2002).
O conhecimento da taxa de infiltração da água no solo é de fundamental importância para definir técnicas de conservação do solo, planejar e delinear sistemas de irrigação e drenagem, bem como auxiliar na composição de uma imagem mais real da retenção da água e aeração no solo. Assim, é necessário compreender os processos envolvidos na infiltração, no escorrimento superficial de água e na erosão do solo (Carvalho et. al.).
Diante o exposto, o objetivo deste trabalho é avaliar a infiltração vertical da água no solo e a velocidade de infiltração pelo método do infiltrômetro de anel, em uma área da Universidade Federal de São João Del-rei campus Sete Lagoas.
MATERIAS E MÉTODO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
POTT, C. A. Determinação da velocidade de infiltração básica de água no solo por meio de infiltrômetro de aspersão, de pressão e de tensão, em três solos do estado de São Paulo. 2001. 65p. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) – Instituto Agronômico, Campinas.