taxa de câmbio
1. CÂMBIO
Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. É a razão de troca de uma moeda por outra.
Ex: quando uma pessoa vai viajar para o exterior e precisa de dinheiro para sua estada, o banco vende a essa pessoa moeda estrangeira (recebe moeda nacional e entrega moeda estrangeira). Quando retorna de viagem e ainda possui algum dinheiro estrangeiro, o banco compra (recebe moeda estrangeira e entrega moeda nacional).
Atualmente, o dólar americano e o euro somam cerca de 50% de todas as transações de câmbio do mundo.
2. TAXA DE CÂMBIO
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidade monetária de moeda nacional.
Por exemplo, para se comprar US$ 1,00 são necessários R$2,15, ou seja, significa que a taxa de câmbio do real para o dólar norte-americano é de 2,15 para 1,00.
Como todo preço, a taxa de câmbio é basicamente determinada pela “lei da oferta e da procura”. Se a procura é maior que a oferta, o preço do dólar, em reais, sobe. Se a oferta é maior que a procura, consequentemente, o preço cai. São vários os fatores que podem influenciar a oferta/demanda por dólares, daí a dificuldade em prever o comportamento da taxa de câmbio.
A taxa de câmbio é importante porque a moeda de um país nem sempre é aceita em outro país e reflete o custo de uma moeda em relação à outra.
Pensando sempre o ponto de vista do banco (ou do agente autorizado a operar, pelo Banco Central), pode-se dividir a taxa de câmbio em:
TAXA DE VENDA: preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira.
TAXA DE COMPRA: preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada.
A diferença entre a taxa de compra (menor) e a taxa de venda (maior) representa o ganho do banco com a negociação da moeda, sendo conhecido como “SPREAD”.
3. FLUTUAÇÕES CAMBIAIS
3.1 APRECIAÇÃO (OU VALORIZAÇÃO) CAMBIAL
Ocorre com a subida das taxas em relação ao dólar. A demanda por