Taxa de câmbio e bp
Para analisar os determinantes do valor da taxa de câmbio de um país podemos pensar no seu valor no longo e no curto prazo.
No curto prazo, pode acontecer de o país local contraia algumas dívidas ou direitos em relação ao exterior buscando equilibrar a balança de pagamentos, mas no longo prazo, essas dívidas serão quitadas e os direitos exercidos. Ou seja, no longo prazo, o país apresentará equilíbrio tanto no balanço de pagamentos, como nas transações correntes. Conseqüentemente, a movimentação de capitais também terá um saldo nulo no longo prazo.
A taxa de câmbio terá seu valor determinado de acordo com as relações entre o país local e o resto do mundo. Logo, pode-se dizer que, no longo prazo, o valor da taxa de câmbio estará fixado de maneira a equilibrar as transações de conta corrente do país local. Concomitantemente, em um período de curto prazo, o movimento de capitais é que será responsável por explicar grande parte das flutuações da taxa de câmbio.
Como já é sabido, o saldo em conta corrente expressa o resultado, geralmente em dólares, das transações do país com o exterior reunindo o saldo da Balança Comercial (exportações menos importações), também denominado como exportações líquidas, e o saldo da Balança de Serviços. O volume de importações de um país depende do nível de atividade econômica no país, ou seja, quando a atividade está aquecida haverá uma quantidade demandada de